Dr. Felipe Ribeiro - Cirurgião vascular

Laser para vasinhos e telangiectasias

           O laser transdérmico teve seu crescimento exponencial nos últimos 15 anos e veio romper alguns paradigmas na flebologia estética conferindo maior precisão e rapidez nos tratamentos de vasinhos simples e complexos. O laser transdérmico é uma forma de terapia não invasiva, realizada em consultório, sem necessidade de anestesia ou cortes, sendo disparado o laser através da pele com intuito de entregar uma energia sobre o vaso alvo, causando dano térmico e sua destruição. Durante o tratamento, com objetivo de proteção da pele contra o calor, utilizamos resfriadores com emissão de ar gelado (-20 graus) sobre a pele, oferecendo segurança e conforto analgésico, com prevenção de queimaduras Através do laser transdérmico podemos tratar não apenas os vasinhos e telangiectasias, mas também as veias reticulares nutrícias (veias nutridoras), responsáveis por “alimentar” determinada zona com vasinhos.

O tratamento com laser transdérmico dói?

________Sim. O uso do laser sobre a pele pode causar um pequeno desconforto. No entanto, é algo pequeno e de fácil tolerância. O uso de técnicas de resfriamento como hidratação junto com ar gelado sobre a pele contribui e muito para o conforto, analgesia e proteção da pele.

Dr. Felipe Ribeiro - Cirurgião vascular

 

 

É possível tratar vasos na face com laser?

________Sim! O laser é muito bom para tratamento de vasinhos na região da face, sobretudo que envolvem o nariz e a região malar, O cuidado que se deve ter é com proteção dos olhos durante o disparo e adequação dos parâmetros do laser pelo seu médico para evitar queimaduras na face.

Quais cuidados devo ter antes de começar uma sessão de laser?

________Antes do início do tratamento com laser transdérmico é importante evitar pegar sol e estar bronzeado (preferencialmente 2-3 semanas antes do procedimento); não utilizar cremes sobre a pele antes do procedimento a não ser que recomendado pelo seu médico; ter a pele livre de ferimentos, dermatites, alergias ou processos inflamatórios.

Quais cuidados devo ter APÓS uma sessão de laser?

________Após sessão de laser é fundamental: (1) não se expor ao sol; (2) utilizar a terapia compressiva recomendada pelo seu médico; (3) utilizar cremes e medicações prescritas pelo seu médico vascular na dose e tempo corretos; (4) evitar quaisquer outros procedimentos agressivos à pele que possam causar irritação local.

É possível tratar varizes de grosso calibre com laser transdérmico?

________Não. Varizes com calibre acima de 3mm de diâmetro possuem resposta muito variável e irregular ao uso do laser transdérmico, não sendo o método padrão para o seu tratamento.

É possível tratar veias safenas com laser transdérmico?

________Não. O laser transdérmico possui formato de uma “pistola” e possui penetração limitada na pele. Consegue tratar somente vasos muito superficiais e não se aprofunda na pele e tecido gorduroso a ponto de chegar no compartimento da veia safena. A veia safena pode ser tratada com laser, porém, chamamos de ENDOLASER e será abordado noutro tópico.

 

Agende uma consulta aqui Agende sua consulta!. Venha esclarecer suas dúvidas!

 

Clínica SOS Consulta.

Dr. Felipe Ribeiro

Dr. Felipe Ribeiro

Angiologia - Cirurgia Vascular e Endovascular - Ultrassonografia Vascular com Doppler
CRM-PA 10219 - RQE 4722/RQE 6237 HC - USP

Agende sua
consulta!