Quais os sintomas da síndrome da congestão pélvica?
________A síndrome da congestão pélvica compreende a presença de varizes na região pélvica associado a sintomas relacionados tais como dor na região em baixo ventre, de caráter em “peso” ou em cansaço; dor que piora com longos períodos na posição em pé; dor fora do ciclo menstrual; dor de profundidade durante relação sexual; surgimento de varizes na região vulvar ou inguinal; dor ou desconforto durante a micção.
Devo tratar sempre varizes pélvicas?
________Não. Varizes pélvicas não devem ser tratadas sempre, apenas quando estiverem relacionadas a sintomas bem específicos. Muitas mulheres durante ou após gestação podem apresentar algum grau dessas varizes na região próxima ao útero, no entanto, o organismo trata de arrumar via de compensação desse fluxo anormal de sangue nas veias desta região de modo que não há surgimento de sintomas relacionados. Nesses casos (que são a maioria), devemos somente acompanhar e vigiar o processo.

Quais os fatores de risco associados?
________Os principais fatores de risco relacionados a varizes pélvicas e síndrome da congestão pélvica compreendem o sexo feminino; fatores genéticos e hereditários; numero de gestações pevias; presença de alterações anatômicas venosas abdominais como a Síndrome de Nutcracker ou Síndrome de May-thurner (explicadas em outro texto).
Quando devo tratar?
________Pacientes com dor pélvica crônica (mais de 06 meses de dor com repercussão funcional ou social), sem resolução e diagnóstico ginecológico estabelecido e com a presença de varizes pélvicas maiores de 6mm na região periuterina, devem consultar com cirurgião vascular para que seja discutido possibilidade de tratamento.
Como funciona o tratamento para varizes pélvicas?
________O tratamento de varizes pélvicas deve focar no fator causal de alimentação daquelas varizes. Em muitas situações estas varizes podem surgir por abastecimento a partir de alguma outra veia abdominal. Através de exames específicos como ressonância ou tomografia com contraste podemos tentar identificar esta veia e atuar através de embolização promovendo o seu fechamento.
________Procure um cirurgião vascular para melhores esclarecimentos e definição de condutas para o seu caso.