Após a embolização vou melhorar dos sintomas?
________Quando o procedimento é bem sucedido a grande maioria das mulheres melhoram dos sintomas como dor e sangramento e melhoram sobremaneira sua qualidade de vida.
Tenho mioma e dificuldades de engravidar. A embolização vai me ajudar?
________O efeito da embolização uterina no tratamento da infertilidade é bastante incerto. Por isto, a embolização deve ser oferecida prioritariamente a mulheres com prole já constituída e que não desejam mais gestar. Contudo, em mulheres que ainda precisam manter o útero (seja por vontade própria ou por possibilidade de gestação futura) e querem evitar uma histerectomia (retirada total do útero) podem ter algum benefício com a embolização de mioma.
Como é a recuperação após embolização?
________Após a embolização a paciente pode experimentar por alguns dias dor em cólica e, eventualmente, febre baixa, náuseas e vômitos. Após 7-10 dias costuma haver recuperação satisfatória para retorno as atividades gerais. O alivio dos sintomas relacionados a sangramento costuma ser rápido já no primeiro ciclo. O alivio de eventuais sintomas compressivos de outros órgãos pelo mioma pode levar algumas semanas. Ao final de 06 meses repetimos exames para avaliar o grau de redução comparativo com o tamanho pré-operatório.
Quais as principais vantagens?
________Dentre as principais vantagens podemos citar: (1) ausência de cortes ou incioes; (2)tratamento de múltiplos miomas em um mesmo ato operatório ; (3) evitar histerectomia em pacientes que desejam manter útero; (4) melhora sobremaneira dos sintomas de compressão, dor e sangramento em espaço curto de tempo.
Quais as principais contraindicações do procedimento de embolização de mioma uterino?
________As principais contra-indicações são: (1) gestação; (2) infecção ativa; (3) suspeita de neoplasia maligna; (4) ausência de sintomas.